
Uma situação preocupante
Após o movimento do prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) para impedir manifestações de moradores no Alto da Cruz, 5º Distrito de Canguçu, o vereador Arion Braga (PP) foi à forra. Visitou os locais onde ocorrem os problemas e fez postagens em redes sociais. São fotos onde aparecem buracos e desníveis na estrada, alagamentos e falhas estruturais em pontes de madeira (fotos). Braga cobra ações da Prefeitura para a recuperação do que é enfrentado. Critica o prefeito Pegoraro, indagando ser proibido reivindicar em favor do Município. “É preciso atender a comunidade. A população pede socorro e serviços de qualidade”, arremata.
DEBATES
Confirmada para as 19h de hoje a audiência pública na Câmara de Vereadores que debaterá a reforma e atualização na Lei Orgânica do Município. Documento não tem uma revisão geral há cerca de 30 anos.
PARTICIPAÇÃO
A comissão especial formada na Câmara é presidida pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e tem como vice-presidente o vereador Jurandir Silva (PSOL). Encontro aberto aos segmentos interessados da comunidade.
VIDA
Estado de saúde do médico e professor Moacir Vitorino Jardim inspira cuidados. Está internado na UTI da Beneficência Portuguesa com problemas nos pulmões e coração. Tem seu nome vinculado à Medicina da UCPel e ao hoje Hospital Universitário São Francisco de Paula.
ESPERANÇA
Aprovado nas comissões técnicas da Câmara, o projeto que cria a LotoPel segue para sua etapa final, as discussões e votações em plenário. Também será aprovado. Vereadores cumprirão o acordo firmado.
ESPERANÇA II
Sugerido inicialmente pelo vereador Rafael Amaral (PP) e referendado pelo Executivo, o projeto destina, do montante líquido arrecadado, 60% para o Fundo Municipal de Saúde e 40% divididos em 10% para os hospitais filantrópicos. Investimentos exclusivos no atendimento SUS.
ÍNDICES
Circulam ainda em caráter extraoficial dados referentes às populações dos municípios da Zona Sul, com base no Censo realizado pelo IBGE. Na região, somente Capão do Leão teria apresentado aumento de população. Resultados oficiais esperados para confirmar repasses e até composições das Câmaras de Vereadores.
POLÊMICO
Resultado imediato da audiência pública sobre o projeto de lei da perturbação do sossego público em Pelotas. Aberto prazo de 20 dias para apresentação de sugestões e emendas ao projeto. Outras constatações: necessidade de fiscalização e conscientização das pessoas.
TRABALHO
Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) é um dos 27 parlamentares que integra os Gabinetes de Fiscalização Especializada. São senadores e deputados federais de nove partidos que terão ação focalizada nos ministérios. Trzeciak ficou com o Ministério das Comunicações.
TEMA
Proposta pela vereadora Letícia Santos (PSDB), Câmara de Morro Redondo realiza audiência pública dia 19, às 19h. No Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, para debater segurança escolar.
ARREIOS
Feita a primeira leitura e encaminhamento às comissões da Câmara do projeto da vereadora Cristina Oliveira (PDT) que proíbe o transporte de cargas pesadas em veículos de tração animal. Nas comissões, nomeações de relatores, elaboração de pareceres e votações.
ARREIOS II
Nas discussões de ontem, informações de já terem sido aprovadas duas leis sobre o tema. Também o debate sobre o uso de veículos alternativos, fiscalização, situação dos charreteiros e políticas públicas para o setor.
ENTENDA

Instalada ontem na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista da Cadeia Produtiva da Reciclagem, proposta pelo deputado federal Carlos Gomes (REP, foto). Com base na Lei Federal 14.260/2021, que prevê a dedução de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas que investirem em projetos na área. Em sua infância, Carlos Gomes foi um catador de lixo reciclável.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário